FAÇA SUA PESQUISA

ECONOMIA SIMPLIFICADA

UMA SIMPLIFICAÇÃO DA MAIS VALIA

$ Empregador contrata um trabalhador
$ Trabalhador produz 10 unidades de um produto por mês
$ Empregador contrata por mês com 8 horas diárias
$ Uma porcentagem do custo de cada unidade produzida é para pagar o salário do trabalhador
$ Inicialmente o valor do trabalho e valor de mercado do produto foram calculados para que cada um; empregador e trabalhador recebessem uma remuneração justa.
$ Empregador percebe que contratou trabalhador por mês de trabalho e não por unidade produzida.
$ Percebe que pode apertar o trabalhador para que ele passe a produzir no mês 11 unidades em vez de 10.
$ Dessa unidade a mais que é produzida no mês não é preciso retirar nenhuma porcentagem para pagar o salário do trabalhador e reverte em um lucro a maior para o empregador.
$ Enquanto mais produz o trabalhador maior é o lucro para o empregador.
$ Marx percebeu que o empregador estava fazendo isso com o trabalhador e estudou a questão, elaborou cálculo e chamou de mais valia e tentou conscientizar o trabalhador.
$ O trabalhador não estava sendo remunerado pelo esforço a mais que estava realizando. Estava havendo uma exploração em cima de sua força de trabalho. Era um enriquecimento ilícito porque o empregador não estava pagando por uma parte da mão de obra que utilizava do trabalhador.
$ Marx ainda classificou a mais valia em dois tipos; a absoluta e a relativa. A absoluta é exatamente o que ocorreu no exemplo acima. A relativa é quando esse aumento de unidades produzidas é obtido com o auxilio de tecnologias que pode às vezes reduzir, dispensar ou não o uso da mão de obra.
$ Hoje a mais valia está sendo aplicada de forma ainda mais sistemática.
$ Quando se fala em escola sem partido e proibição do ensino do marxismo em escolas públicas é porque sabe-se que a grande maioria de alunos são filhos de trabalhadores e mantê-los na ignorância desse conhecimento é fundamental para manter essa exploração.

$ Marx sugeriu que o trabalho deveria ser remunerado pelo que o trabalhador produz e isso poderia ser feito (não é sugestão dele, aqui é minha opinião) estabelecendo-se uma porcentagem do preço de mercado do produto para remunerar o trabalhador. Assim enquanto mais ele produz mais ele ganha. O governo estabelece o imposto sobre o preço do produto e ganha por produção, não cobra mensal. O trabalhador pode ganhar pelo que produz. Seria a forma mais justa. Se o governo estimasse um imposto fixo para a empresa do exemplo acima com base na produção inicial, quando a produção aumentasse em uma unidade a maior o dono da empresa obteria uma mais valia em relação aos deveres com o fisco. O governo não quer essa injustiça contra ele. Ganha em cima do produto produzido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário